domingo, 11 de outubro de 2009

Delegando tarefas

Uma definição de delegar: é o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um superior para um colaborador. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso.

Quando delegar alguma tarefa, acompanhe os que receberam a delegação, peça que prestem conta em cada etapa do processo e não só ao final do trabalho. A delegação é, fundamentalmente, um sistema de confiança. Quando realmente delega autoridade a uma pessoa, você demonstra sua confiança nela. Para obter flexibilidade e agilidade, os líderes precisam delegar poder e atribuições inerentes a cada tarefa, de tal forma que não fiquem diretamente envolvidos nas mesmas, mas continuem com a responsabilidade final do processo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. E ai Andre... muito legal essa forma q vc colocou da delegação de tarefas... dentro das empresas as delegações das tarefas normalmente em empresas pequenas nao são realmente muito distribuidas nao viu...rsrs pois todo mundo acha q o "estagiario" pode fazer..rsrs (brincadeira), mas é muito importante saber delegar.. principalmente se a pessoa tiver a responsabilidade de chegar ao final do processo com todo seu trabalho pronto.. feito por si mas que complete aos trabalhos dos outros.. afinal em empresas temos que ser uma engrenagem.. onde cada qual com sua tarefa chega-se ao total...

    Abraçãoo.....

    ResponderExcluir
  3. Boa explanação sobre o tema, e a responsabilidade que implica o ato de um pessoa ao encaminhar uma tarefa a outra, não é pra qualquer um, pois o torna responsável por ele, e cabe ao mesmo fazer o devido acompanhamento, saber trasmitir, ensinar o que se deve fazer para que o seu subordinado obtenha exito na execução da tarefa, pois se não souber dar a devida orientação ao mesmo, abandoná-lo vai contribuir para o seu fracasso. O responsável deve estar sempre de olho, estar apar do que seu subordinado, faz ou deixa de fazer, seus erros e acertos, para buscar o seu aprimoramento, contribuir com o seu desenvovimento.

    ResponderExcluir
  4. I ai andré muito interessante essa sua explicação sobre delegar tarefas...!
    Hoje nas grandes empresas tem pessoas que ficam encarreguadas desta função de passar a informação pro restande do pessoal, são os famosos "encarregados".

    ResponderExcluir